quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Aeromexico é vendida pelo Mexico




Grupo compra Aeromexico por US$ 249,1 milhõesO governo mexicano, por meio do Instituto para a Proteção da Poupança Bancária (Ipab), bateu o martelo e aceitou ontem a oferta de US$ 249,1 milhões para a compra do Consórcio Aeromexico – formado pela Aeromexico e a empresa regional Aerolitoral.O lance foi dado pelo grupo formado pelo banco Banamex, que pertence ao Citigroup, dos Estados Unidos, e 14 empresários mexicanos. Segundo o jornal espanhol El Pais, o Ipab controla 62% das ações do grupo aéreo.Membro da aliança Skyteam, a Aeromexico tem atualmente uma frota de 70 aviões modelos Boeing 777, 767, 757 e 737 e MD-82, 83, 87 e 88. Opera cerca de 300 vôos diários dentro do México, 14 para os Estados Unidos, quatro para a América do Sul – incluindo São Paulo, onde fica a sede para o Brasil, liderada por Lucio Yamashitafuji –, três na América Central, dois na Europa e um na Ásia.A Aerolitoral reúne uma frota atual de 26 Embraer 145LR e oito Saab 340B. A empresa opera mais de 200 vôos diários para 30 destinos mexicanos e três nos Estados Unidos.Claudio Schapochnik fonte: Panrotas

Novo A330 para a Hainan Airlines




A Hainan Airlines receberá em alguns dias o primeiro de sete Airbus A330-200. A aeronave foi fotografada em Tolouse, nas instalações da Airbus.

Primeiro A319 para a Deer Air




A empresa do grupo HNA receberá em breve o primeiro Airbus A319. A aeronave

foi fotografada nas instalações da Airbus.

Primeiro ATR da Jet Airways em novas cores




A Jet Airways receberá em breve um novo ATR-72 portando as novas cores adotadas pela companhia desde a chegada dos 777-300ER.

Jet Airways compra mais Boeings 737-800




A Jet Airways exerceu opção de compra para mais 20 aeronaves Boeing 737-800 equipa

das com Winglet.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Varig Log planeja mais vôos para Confins




A VarigLog estuda ampliar os vôos cargueiros, que saem de Miami, nos Estados Unidos, e têm como destino o Aeroporto Internacional Trancredo Neves, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A informação é do gerente regional da empresa em Minas Gerais, John Rouath.De acordo com ele, de julho a setembro a empresa já transportou cerca de 700 toneladas de produtos importados. "A maioria são produtos eletroeletrônicos, material de informática e equipamentos médicos", disse.Ainda conforme Routh, a rota foi inaugurada em junho deste ano e, desde então, a empresa trabalha com a capacidade máxima de transporte de cargas importadas. "Inicialmente, o vôo era realizado uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, mas já no segundo mês de operação tivemos que possibilitar mais um vôo semanal, às quartas-feiras", afirmou.O gerente regional da VarigLog informou que a empresa pretende criar mais um vôo semanal e também um vôo de Confins para Miami, a fim de possibilitar o transporte de cargas para exportação. De acordo com ele, a aeronave utilizada pela empresa nessa rota é o Boeing-757, que é capaz de transportar entre 28 ou 29 toneladas."Os empresários de Minas precisam ter ciência de que existe essa opção para o importar ou exportar um produto. Se percebermos que há demanda regular, vamos criar novos horários de vôo", ressaltou.No entanto, conforme a economista da Fundação João Pinheiro (FJP), Elisa Maria Pinto da Rocha, além de os empresários mineiros terem ciência da existência do vôo, é necessário que a opção de transporte de cargas seja vantajosa financeiramente para as empresas.De acordo com ela, utilizar uma rota aérea, seja para importar ou para escoar a produção, ainda é uma opção mais cara do que o transporte por via marítima. "Isso faz com que sejam transportados apenas produtos que ocupam pouco espaço físico e de alto valor agregado", observou.Opções - A pesquisadora observou que a tendência é de que realmente sejam criadas opções de vôos cargueiros para exportação, uma vez que as empresas que estão importando insumos estrangeiros têm também interesse em vender os produtos no mercado externo, a fim de obter benefícios tributários.O volume de operações cargueiras no aeroporto de Confins deverá aumentar significativamete depois que a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) autorizar o governo mineiro a iniciar as obras de construção do distrito industrial de Confins, o que permitirá às empresas se instalarem no equipamento sob o regime de aeroporto indústria. (BM)Fonte: Diário do Comércio


Photo By Bruno Pereira

Emirates planeja vôos para o Rio de Janeiro

Fontes seguras indicam que a Emirates Airlines entrou na ANAC com pedidos de frequencias para vôos no aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, situado na cidade do Rio de Janeiro. O forte deste vôo é o mercado de petróleo que há naquela cidade. Há alguns meses, a Air Canadá apresentou interesse em voar para o Rio, estimulada pela compra da Inco pela Companhia Vale do Rio Doce. A empresa não se manifestou mais.

A320 da Tam tem problema no aeroporto de Salvador

O vôo 3635, da companhia aérea TAM, que estava previsto para deixar a capital baiana às 06 horas desta terça-feira, 16, foi cancelado devido à necessidade de "manutenção preventiva não-programada", segundo informou companhia. Os 141 passageiros não chegaram a embarcar e estão acomodados em hotéis. Todos os passageiros deixarão o aeroporto Luís Eduardo Magalhães às 13 horas, quando seguirão para o aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. Segundo informações prestadas pela assessoria de imprensa da companhia aérea.
Jornal A Tarde
Photo By: Gustavo Kaufman

Lufthansa e Aerolineas podem operar o A380 no Brasil





Lufthansa e Aerolíneas Argentinas deverão ser as primeiras a voar no Brasil com o A380. A companhia alemã chegou a marcar um vôo teste com o novo avião da Airbus, em novembro do ano passado, no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), mas teve de adiar a estréia por causa de atrasos no projeto e na entrega. Já a empresa argentina vai receber dois A380 a partir de 2010 e poderá usá-los na rota São Paulo-Buenos Aires-Madri. A Lufthansa informa que mantém interesse em usar o A380 "no longo prazo" no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A companhia encomendou 15 modelos A380 e faz atualmente 14 vôos semanais entre o Brasil e a Alemanha. Por meio da Swiss, pertencente ao grupo, são mais sete vôos diários entre São Paulo e Zurique. A Aerolíneas Argentinas será a primeira empresa da América do Sul a receber o A380. Na semana passada, o grupo controlador da Aerolíneas, o espanhol Marsans, assinou um compromisso de compra de quatro A380, dentro de uma encomenda de 61 aviões - um pedido de US$ 6,5 bilhões, conforme preços de tabela. Parte dos aviões será destinada a outras empresas do grupo, como a Air Comet, da Espanha. "A única possibilidade de usar o A380 no Brasil seria uma escala em São Paulo na rota Buenos Aires-Madri", diz o supervisor comercial e de marketing da Aerolíneas no Brasil, Ivan Blanco Cadahia. De acordo com o executivo, a Aerolineas já recebeu autorização para voar do Brasil para Madri e Miami, mas ainda não inaugurou essas rotas por falta de aviões. Cadahia acredita que os novos vôos a partir do Brasil deverão ser inaugurados durante o primeiro semestre do ano que vem. "

Agência Estado

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Emirates quer trazer o A380 para o Brasil




Durante sua visita ao Brasil na semana passada, o xeique Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos, pediu ao presidente Luis Inácio Lula da Silva para que tome providências para adequar o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos ao pouso e decolagem do A380-800, o super-jumbo da Airbus com capacidade para transportar entre 555 e 845 passageiros, dependendo da configuração. A Emirates Arlines encomendou 43 dessas aeronaves, ao custo de US$ 300 milhões cada.Segundo o xeique Saeed Al-Maktoum, existem obstáculos no aeroporto paulista que podem impedir a operação do A380. O presidente Lula pediu ao xeique para que desenhasse quais eram os obstáculos para que pudesse tomar providências. “Não sabemos especificar os problemas, mas temos o conhecimento de certas exigências internacionais no que diz respeito à largura da pista e à geometriqa da curva que devem ser adaptadas no Aeroporto de Guarulhos”, disse o presidente da Emirates, Timothy Clark, que acompanhou o encontro com Lula , no Palácio do Planalto, em Brasília.Desde o dia 1 de outubro, a Emirates Airlines está operando seis freqüências semanais de São Paulo para Dubai, com o Boeing 777-200LR. A companhia aérea só não opera vôos às sextas-feiras, porém já anunciou que terá vôos diários a partir de julho do próximo ano. O xeique Saeed Al-Maktoum também anunciou que a empresa pretende passar a duas frequências diárias até o final de 2008. “Quando solicitamos a concessão ao presidente Lula ele foi muito ágil em autorizar. Acreditamos que com a nova rota os negócios entre o Brasil e os páises do Oriente Médio serão incrementados. Os investidores sabem que se estamos apostando em uma região é porque deve ser um bom mercado”, disse, lembrando que a empresa aérea está investindo, junto com as autoridades brasileiras em Dubai, na promoção do Brasil como destino turístico.Assim, São Paulo torna-se o destino de número 94 e o Brasil o país de número 60 na malha da Emirates Airlines. A rota de São Paulo significa também que agora a empresa voa sem escalas para seis continentes, a partir de sua base principal, em Dubai. ”A Emirates está empenhada em formar laços sólidos com o Brasil, em termos de comércio e turismo. Com o nosso vôo sem escalas, traremos para São Paulo turistas e pessoas de negócios de toda a nossa malha de rotas. Viajantes do Brasil agora podem usufruir do nosso centro de distribuição de vôos (hub ) em Dubai para fazer conexões para mais de 90 destinos em todo o mundo, incluindo o Líbano, a China, o Japão e a Índia', disse o xeique dos Emirados Árabes Unidos.Após consolidar a operação no Brasil com o início da sétima frequência em 2008, a Emirates já considera a possibilidade de voar para Buenos Aires (Argentina) e para Santiago (Chile).

Air India se torna sócia da Star Alliance



A aérea estatal indiana Air India recebeu hoje (15/10) autorização para fazer parte da associação de companhias de aviação Star Alliance, a partir do próximo ano. Embora já tenha recebido a autorização, espera-se que a entrada da Air India nesta aliança seja anunciada oficialmente em dezembro e efetivada no começo de 2008.
Os membros da Star Alliance decidiram aceitar a Air India como sócia após a aérea confirmar sua fusão com a Indian Airlines. Os trâmites legais para a integração das duas companhias foram completados em agosto deste ano. Uma vez concluída a fusão, a nova companhia aérea, que operará com os nomes de Air India, Air India Express (de baixo custo) e Air India Cargo, terá uma frota de 112 aviões e cerca de 34 mil funcionários.

Air Europa pode voar para São Paulo em breve




Juan José Hidalgo, presidente da holding Globalia, da qual faz parte a companhia aérea Air Europa, anunciou na Espanha a possibilidade de a empresa passar a voar entre Madri e São Paulo nos próximos meses.
Segundo ele a prioridade é consolidar as rotas atuais e que São Paulo seria uma exceção dentro dos planos da empresa.

Lan Airlines cresce 22,3% no tráfego de passageiros

A Lan Airlines registrou um aumento de 22,3% no tráfego de passageiros e cresceu 18,9% na capacidade durante o mês de setembro. Como resultado, a companhia atingiu uma ocupação de 76%, incremento de 2,1%. Já o tráfego internacional de passageiros representou 88% do total.
O movimento nos vôos internacionais cresceu 21,1% e a capacidade aumentou 20,3% (fator de ocupação aumentou 0,5%, atingindo 76,5,%). A capacidade nas rotas de longa distância cresceu principalmente devido a um aumento nas operações para Estados Unidos, Pacífico, Europa e Caribe. O incremento da capacidade das rotas de curta distância se deveu ao tráfego regional e as operações do mercado doméstico na Argentina e Peru.
O movimento nos vôos domésticos registrou aumento de 31,3% e a capacidade cresceu 9,9%. Como conseqüência, o fator de ocupação aumentou 11,8%, alcançando 72,5%.
Também em setembro, o tráfego de carga aumentou 7,6% e a oferta cresceu 11,9%. O fator de ocupação diminuiu 2,9%, atingindo 74,3%. As cifras refletem um incremento no volume de importações na região que contrastou com as baixas exportações do Brasil.
Via Mercado e Eventos

Singapore Airlines recebe primeiro A380





Mais de 500 pessoas participaram hoje em Toulouse, França, na entrega à Singapore Airlines do primeiro Airbus A380, que o fabricante e a companhia afirmam marcar o início de uma nova era no transporte aéreo de longo curso.O A380 é o maior avião comercial jamais construído — 555 lugares na versão standard, entretanto reduzidos para 525, pelo novo desenho das poltronas, e espaço para bares e lojas, ou camas duplas e casinos, na visão de Rochard Branson —,dispondo de dois pisos, que lhe dão um espaço a bordo 50% superior ao Jumbo (B747) da rival Boeing e promete uma “nova era de luxo” a 30 mil pés de altitude.Os seus atributos vão muito mais além do que a capacidade e conforto, destaca a Airbus, salientando que o A380 já é a nova referência em matéria de preservação ambiental.O A380, segundo o fabricante, consome menos de tês litros de combustível por passageiros transportado cem quilómetros, o que significa um nível de eficiência energética “sem rival”.Os seus passageiros, salienta ainda a Airbus, viajarão numa das cabinas com menores níveis de ruído e terão padrões de conforto superiores nas várias classes, designadamente com mais espaços livres para relaxarem.No plano económico, a Airbus afirma que o A380, com um alcance de 15 mil quilómetros, permitem grande flexibilidade operacional e permite custos unitários (por lugar e quilómetro percorrido) 20% inferiores aos dos anteriores aviões de maior porte.O fabricante europeu, que atrasou em 18 meses a entrega do primeiro A380, devido a problemas com cablagens, o que lhe custou uma das maiores crises da sua história, com custos acrescidos na ordem de milhares de milhões de euros cerca de dez mil despedimentos, indicou que já tem encomendas para 189 A380, por parte de 16 companhias, entre elas a Emirates e a Qantas.A entrega do primeiro A380 à Singapore, que optou por uma luxuosa cabina de 471 lugares em três classes, uma delas a nova Singapore Airlines Suites, com 12 suites isoladas no deck principal, foi o momento escolhido para a Airbus assegurar que todos os problemas de produção estão ultrapassados e que mantém o seu calendário de entregas do super-avião, que prevê 13 unidades em 2008 e 25 em 2009.O primeiro voo comercial do A380 está marcado para 25 de Outubro, entre Singapura e Sydney, que será também a sua primeira rota comercial, a parir de 28 de Outubro, com um voo diário.A cerimónia hoje no Henri Ziegler Delivery Centre, com a presença dos CEO da Airbus, Tom Enders, Rolls-Royce (fabricante dos motores), Sir John Rose, e Singapore Airlines, Chew Choon Seng, foi também ocasião para a companhia aérea destacar o trabalho desenvolvido nos últimos anos para iniciar a operação do A380, desde as áreas de manutenção e engenharia, ao catering, assistência em terra a passageiros e bagagens, operações de voo e todos os aspectos do serviço aos passageiros a bordo.Estes preparativos envolveram também os aeroportos que onde o novo gigante vai operar, entre eles o Aeroporto de Changi, onde a Singapore vai basear a frota de A380, que terá pontes para acesso aos dois decks do avião.A Singapore salientou ainda que desenvolveu um conjunto de novos produtos de cabina, que resultaram de consultas aos seus passageiros frequentes desde 2001.A companhia começou por anunciar, em Setembro de 2000, a encomenda de dez A380 e a opção para mais 15, tendo depois, em Julho de 2006, aumentado para 19 aviões em firme, o que a preços publicados (que regra geral têm depois grandes descontos), incluindo reactores (Rols-Royce Trent 900 para os primeiros dez aparelhos) e sobressalentes, representa um investimento de 5,7 mil milhões de dólares.

Primeiro Boeing 737-800 com Winglets da Air China




Air China (Beijing) receberá no final do mês um Boeing 737-89L B-5341 (msn 36483). Este é o 1º 737-800 equipado com um par de Winglets. A Air China ainda receberá mais 24 aeronaves com os equipamentos.

Grand China recebe Embraer 145 nº 1000



Recentemente a Embraer entregou na sua fábrica na China o Embraer Regional Jet numero 1000. A aeronave voará nas cores da Grand China Express.

Czech Airlines estréia novas cores!


Czech Airlines-CSA completou a pintura da primeira aeronave com a nova pintura de 2007 que promove o nome Czech Airline.
Na foto:Boeing 737-55S OK-DGL (msn 28472) foi selecionado para ser a primeira aeronave a ser.

Primeiro A319 da Air India com novas cores



Air India's (Mumbai) mostrou o primeiro Airbus A319-112 a ser pintado com as novas cores do ano 2007. A aeronave em testes tem a matrícula D-AVYH (msn 3271) após entrega passará a ser VT-SCG.