segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Singapore Airlines recebe primeiro A380





Mais de 500 pessoas participaram hoje em Toulouse, França, na entrega à Singapore Airlines do primeiro Airbus A380, que o fabricante e a companhia afirmam marcar o início de uma nova era no transporte aéreo de longo curso.O A380 é o maior avião comercial jamais construído — 555 lugares na versão standard, entretanto reduzidos para 525, pelo novo desenho das poltronas, e espaço para bares e lojas, ou camas duplas e casinos, na visão de Rochard Branson —,dispondo de dois pisos, que lhe dão um espaço a bordo 50% superior ao Jumbo (B747) da rival Boeing e promete uma “nova era de luxo” a 30 mil pés de altitude.Os seus atributos vão muito mais além do que a capacidade e conforto, destaca a Airbus, salientando que o A380 já é a nova referência em matéria de preservação ambiental.O A380, segundo o fabricante, consome menos de tês litros de combustível por passageiros transportado cem quilómetros, o que significa um nível de eficiência energética “sem rival”.Os seus passageiros, salienta ainda a Airbus, viajarão numa das cabinas com menores níveis de ruído e terão padrões de conforto superiores nas várias classes, designadamente com mais espaços livres para relaxarem.No plano económico, a Airbus afirma que o A380, com um alcance de 15 mil quilómetros, permitem grande flexibilidade operacional e permite custos unitários (por lugar e quilómetro percorrido) 20% inferiores aos dos anteriores aviões de maior porte.O fabricante europeu, que atrasou em 18 meses a entrega do primeiro A380, devido a problemas com cablagens, o que lhe custou uma das maiores crises da sua história, com custos acrescidos na ordem de milhares de milhões de euros cerca de dez mil despedimentos, indicou que já tem encomendas para 189 A380, por parte de 16 companhias, entre elas a Emirates e a Qantas.A entrega do primeiro A380 à Singapore, que optou por uma luxuosa cabina de 471 lugares em três classes, uma delas a nova Singapore Airlines Suites, com 12 suites isoladas no deck principal, foi o momento escolhido para a Airbus assegurar que todos os problemas de produção estão ultrapassados e que mantém o seu calendário de entregas do super-avião, que prevê 13 unidades em 2008 e 25 em 2009.O primeiro voo comercial do A380 está marcado para 25 de Outubro, entre Singapura e Sydney, que será também a sua primeira rota comercial, a parir de 28 de Outubro, com um voo diário.A cerimónia hoje no Henri Ziegler Delivery Centre, com a presença dos CEO da Airbus, Tom Enders, Rolls-Royce (fabricante dos motores), Sir John Rose, e Singapore Airlines, Chew Choon Seng, foi também ocasião para a companhia aérea destacar o trabalho desenvolvido nos últimos anos para iniciar a operação do A380, desde as áreas de manutenção e engenharia, ao catering, assistência em terra a passageiros e bagagens, operações de voo e todos os aspectos do serviço aos passageiros a bordo.Estes preparativos envolveram também os aeroportos que onde o novo gigante vai operar, entre eles o Aeroporto de Changi, onde a Singapore vai basear a frota de A380, que terá pontes para acesso aos dois decks do avião.A Singapore salientou ainda que desenvolveu um conjunto de novos produtos de cabina, que resultaram de consultas aos seus passageiros frequentes desde 2001.A companhia começou por anunciar, em Setembro de 2000, a encomenda de dez A380 e a opção para mais 15, tendo depois, em Julho de 2006, aumentado para 19 aviões em firme, o que a preços publicados (que regra geral têm depois grandes descontos), incluindo reactores (Rols-Royce Trent 900 para os primeiros dez aparelhos) e sobressalentes, representa um investimento de 5,7 mil milhões de dólares.

Nenhum comentário: